O Círculo Educação Linguística reúne professores de português do Ensino Fundamental e Médio, professores de português como língua adicional e estudantes e professores da área de Letras. O grupo surgiu em Porto Alegre (RS), em meio a debates sobre a polêmica na mídia brasileira provocada pelo livro “Por uma Vida Melhor”, da Coleção Viver, Aprender – adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA).
Por meio do manifesto Sabemos escolher como falar e como escrever porque discutimos isso na escola, expressamos nosso repúdio às interpretações equivocadas de que o livro sugere o ensino de um “português errado”. Essa interpretação só pode ser feita por quem sequer abriu o livro para entender que o que está proposto é uma reflexão sobre as variedades linguísticas do Brasil e a importância da aprendizagem da norma culta.
Novas manifestações do Círculo sobre a função social da escola contemporânea em promover o letramento e a educação linguística serão publicadas aqui no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário